O Comitê do Qatar para a Copa do Mundo divulgou recentemente o quinto estádio proposto para o evento de 2022, desta vez projetado pelo escritório londrino Pattern Architects. Intitulado "Al Rayyan Stadium", a estrutura com capacidade para 40 mil torcedores será construída no local do antigo Ahmed Bin Ali Stadium, do qual 90% dos escombros de demolição serão reutilizados em projetos de arte pública e na construção do novo estádio.
"A fachada do Al Rayyan Stadium será formada por sete padrões, representando diferentes aspectos da cultura do Qatar. Os padrões se mesclam para contar a estória da nação. Eles são baseados em formas abstratas que ecoam motivos decorativos encontrados na cultura islâmica." comentou o comitê.
Estruturas em forma de dunas serão dispostas em torno do estádio e abrigarão áreas de hotelaria e outros serviços.
Assim como os demais estádios da Copa do Mundo no Qatar, o Al Rayyan contará com um eficiente sistema de climatização que permitirá seu uso ao longo de todo o ano.
Após a Copa, o estádio será reduzido para uma capacidade de 21 mil espectadores e se tornará o lar da equipe Al Rayyan Sports Club, time de futebol mais popular do Qatar.
Pattern Architects trabalhará em colaboração com Ramboll e AECOM.